A cultura oriental está, cada vez mais, presente no ocidente! Muitas pessoas são apaixonadas pelo oriente e introduzem esses elementos no cotidiano, na casa, na vida.

Que tal incluir a cultura oriental no casamento?

Queremos levar para o casamento aquelas coisas que mais gostamos e/ou que nos interessam. Ou, então, simplesmente algo que traga mais doçura e leveza.

Uma ideia diferente para casamento é incluir origami na decoração de casamento. A dobradura de papel foi adotada em eventos no Japão (incluindo casamentos ) há muitos séculos atrás.

Que tal tsuru? Talvez essa seja uma das dobraduras do origami mais conhecidas. Há várias histórias e lendas que envolvem a figura do tsuru.

Decoração de casamento com tsurus

O tsuru é uma garça com valor muito especial para os japoneses. Há inúmeros modos de fazer esse tipo de origami (variações de dobraduras).

Representada em roupas, arte, folclore, literatura, ela (a garça) simboliza a boa sorte, a longevidade, a fidelidade.

Logo após a 2ª Guerra Mundial, outro significado foi acrescentado ao tsuru: a esperança de paz (para quem interessar saber mais, leia sobre a história de Sadako Sasaki).

Inspiração para decoração de casamento: tsuru

No casamento, há uma lenda de que quem dobra 1000 tsurus, possuirá prosperidade e felicidade no casório. Muitas noivas e casais no Japão dobram para obter esse simbolismo.

Agora, fora tudo isso, o tsuru é esteticamente muito lindo nos casórios. Ele transmite leveza, algo singelo, beleza…

O mais tradicional é usar o tsuru branco. Há quem ame o casamento colorido e coloque tsuru colorido na decor.

Decor de casório: passáro de origami (tsuru)

Pode colocar nos arranjos de mesa do casamento, fazer uma cascata de tsurus (chamada de Senbazuru), colocar no altar, dar como lembrancinha (seja para convidados ou madrinhas/padrinhos), até na lateral dos bancos (ou cadeiras) da cerimônia… Não há limites para a criatividade!

Para quem é adepto do “faça você mesmo”, é uma excelente ideia! Ou, até mesmo, aqueles noivos que querem economizar e fazer a própria decor.

Ideia diferente de decoração: tsuru (pássaro de origami)

Se você não tem tempo, há fornecedores no Brasil que vendem esses pássaros de origami. Na loja Etsy (estrangeira) também!

Inspirações singelas… Não tem como não amar!

Imagens:
Belle and Chic
Clarissa Rezende ideas
Once Wed
StyleMePretty
Wedding Chicks

3 comentários para “Inspirações singelas: decoração de casamento com tsuru”

  1. Fran Huesa

    Super quero…afinal o noivo que quer…noivo mestiço…

    Bjos

    Responder
  2. Rafa

    É lindo, como meu casamento será temático, queríamos o tsurus, porém, fizemos orçamentos de 1.000 tsurus e ficou cerca de 2.000 reais.E a gente já gasta tanto com casamento que fazer um detalhe leva os gastos lá em cima. Vocês sabem alguns fornecedores para eu comprar preços? Queria muito, mas está por enquanto ficando para o último plano, rsrs.

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)