Hoje quero trazer mais uma dica para comprar “coisinhas” de casamento mais baratas. Casamento barato!

O comércio eletrônico do exterior abriu oportunidades para que os brasileiros encontrassem produtos originais, com boa qualidade e excelentes preços.

O AlieExpress [http://www.aliexpress.com], falando grosso modo, é como se fosse um Mercado Livre ou um ebay, que agrega vendedores da China, Taiwan, Cingapura, Hong Kong. A China é o mais representativo. O AliExpress é do mesmo grupo do Alibaba [esse último é um agregador de exportadores para atacado]. Ele funciona de maneira bastante semelhante ao ebay. Um monte de “lojinhas virtuais” agregadas na plataforma do AliExpress.

Os grandes diferenciais que vejo no AliExpress, em comparação ao ebay, é oferecer “tracking number” (número de rastreio da mercadoria) para todas as compras e preços melhores para muitos tipos produtos. A desvantagem é que, muitas vezes, só vende o “lote mínimo” com um número significativo de quantidade. E tudo que você queria era comprar apenas algumas unidades ou apenas uma. Outro problema, a meu ver, é não aceitar pagamento via paypall.

Gente, tem de tudo! Vestido de noivas, caixinhas para lembrancinhas, saco de organza, convite, lembrancinhas variadas e originais, carimbos fofos, bolinha de sabão, acessórios para noivas, roupinhas de daminhas, flores artificiais (para algum trabalho, como o porta guardanapo), “lousinhas” (chalkboards) e tudo que você imaginar!

Casamento barato - comprar no AliExpress

O que é preciso para comprar no AliExpress?

Você cria um perfil (assim como o Alibaba) com as suas informações de conta (e-mail, endereço, telefone). E quem quiser pode até logar com a conta do facebook ao AliExpress. Eu prefiro não fazer isso e apenas deixar a conta isolada, direta no e-mail. Mas, isso depende de cada um. Não há regras.

O pagamento no AliExpress é feito via cartão de crédito internacional, boleto, WesterUnion, WebMoney (tipo um paypall). Normalmente, eu pago com cartão de crédito mesmo. Nunca tive nenhum problema.

Produtos vendidos por lote

Muitos vendedores no AliExpress vendem por lote mínimo (Minimum Order Quantity – MOQ). Ou seja, só vende essa quantidade mínima. Não vende menos que isso. Mas, isso não é tão rígido assim. Você pode entrar em contato com o vendedor para ver se ele pode lhe vender menos que o descrito. Depende muito do tipo de produto. Há muitos vendedores que não estão dispostos a vender menos que o MOQ.

Como comprar no AliExpress?

Você faz a busca em inglês daquilo que você quer. Normalmente, eu já faço a busca associando com as palavras “free shipping” (frete grátis). Após a busca, é analisar os resultados. Para comprar com segurança, a análise é parecida com o ebay. Analisa-se a reputação da “loja” (=vendedor) através do ranking de positive feedback (Feedback positivo em porcentagem), Feedback score (bons vendedores possuem muitas “medalhinhas”). Outro ponto importante é ler os “reviews” sobre o produto.

Toda vez que você compra e recebe o produto, o AliExpress envia um e-mail para você fazer o review do produto. Você vai poder falar se o produto parece com a foto anunciada, como foi a comunicação com o vendedor e dar pontuação sobre o tempo de entrega. Por isso, analisar os reviews de outros vendedores é tão importante. A pessoa já passou pela experiência de compra com a loja.

Se no meio disso tudo surgir qualquer dúvida, mande mensagem para o vendedor e pergunte tudo o que quiser. É possível perguntar via chat também. Algumas vezes, os vendedores estão on line, mas eu prefiro enviar mensagem porque fica registrado.

Eu sempre escolho a opção de entrega mais barata e que também demora mais para chegar.

Depois de analisar todos esses pontos é só clicar em comprar (buy now), escolher a forma de pagamento e finalizar a compra! Após a compra, acompanhe a sua mercadoria em “My Orders”.

Quanto tempo leva para a mercadoria chegar ao Brasil?

Normalmente, a mercadoria leva de 30-40 dias para chegar. Isso varia muito. Eu já recebi até com menos tempo que isso. Bem, se for uma compra urgente para o casório, você já viu que não dá, né?

Por incrível que pareça, não demora tanto para chegar ao Brasil. Muitas vezes, as encomendas agarram nos serviços de entrega do Brasil – os Correios. Ás vezes, a encomenda leva 7 dias para chegar no Brasil e fica aqui agarrada 3 semanas.

Após o “processing time” (tempo estimado para o vendedor colocar o produto para entrega), vale verificar se o “tracking number” está correto no site dos Correios, na opção rastreamento. Já aconteceu comigo do vendedor colocar um “tracking number”, dar inválido – tanto nos Correios como no serviço de entrega da China. O vendedor verificou, viu que a mercadoria havia voltado e colocou novamente para entrega com o novo número.

E se o produto não for o que parece ou não chegar?

O AliExpress dá uma garantia se o produto não chegar no prazo de 60 dias. Mas, atenção, se não chegar você precisa precisa abrir uma espécie de reclamação em “Open dispute”. O problema é resolvido entre 15-30 dias. Eu já tive que abrir uma vez. Tudo foi resolvido rapidamente e facilmente. Sem problemas! Recebi a encomenda direitinho.

Quem busca um casamento mais barato: Como comprar no ebay para o seu casamento?

E você? Possui alguma experiência de compras de casamento no AliExpress? Possui dúvidas? Deixe o que quer falar nos comentários!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)