Eu adoro compras baratas.

E o ebay mostrou-se uma fonte abundante para um casamento barato.

Tem de tudo que você pensar: itens para a decoração de casamento, porta aliança, canudo de papel, porta guardanapo, letras das iniciais dos noivos, embalagem para doces de casamentos, acessório para noiva… E, até mesmo, o vestido de noiva.

O mais interessante é que há muita coisa original, diferente.

O ebay [http://www.ebay.com/] é uma plataforma de comércio eletrônico que agrega vendedores que vendem produtos novos e usados. É como se essa plataforma agrega-se várias lojinhas virtuais. Há todo o tipo de produto que você pensar! E vendedores o mundo todo. Talvez, o país mais representativo no ebay é a China. Há muitos vendedores chineses. Para ficar fácil de entender – é uma espécie de “Mercado Livre” (site de comércio eletrônico brasileiro).

Casamento - comprar ebay - casamento barato - casamento simples

O que você precisa para comprar no ebay?

É preciso ter conta no PayPal. O PayPal é um intermediário entre o vendedor e o consumidor. Ele realiza serviços de transações financeiras para efetuar e receber pagamentos, sem precisar passar informações de bancárias para o vendedor. Além disso, é preciso ter cartão de crédito internacional. Cria-se uma conta no PayPal e cadastra o cartão de crédito internacional e o endereço. Em seguida, você precisa autorizar as compras no PayPal (só entrar no seu cadastro e autorizar).

Depois, vai precisar criar o seu cadastro no ebay com todas as informações necessárias para um comprador, inclusive cadastrar as informações da conta do PayPal para cobrança.

Como a cobrança é realizada no ebay?

Você paga o preço do produto + o IOF (6,38% do valor das compras). O imposto IOF (imposto sobre operações de crédito, câmbio e seguros) é cobrado para todas as compras internacionais (pagas com o cartão de crédito internacional). Quando vem a fatura do cartão de crédito, vem o valor do produto + o IOF em dólar, já com a conversão em reais (valor do dólar da data de fechamento do cartão, geralmente).

Como comprar no ebay?

Você faz a busca pelo produto que quer (em inglês). Há produtos em leilão e outros para compra direta. Há também produtos novos e usados. Tudo aparece descrito na página. Geralmente, tudo em inglês. Após fazer a busca, você entra em cada produto que gostou e vê se entrega para o Brasil (na aba do lado da descrição do produto, em “Shipping and Payments”). Nessa mesma baba do “Shipping and Payments” consta se também é cobrado algum tipo de frete.

Um dos pontos mais importantes para comprar no ebay é verificar a reputação do vendedor. O próprio sistema do ebay classifica o vendedor. As transações, os reviews dos consumidores e, até mesmo as reclamações após as compras criam ranking de vendedor. É bom verificar se o vendedor é “Top seller” e a porcentagem de feedback positivo (Positive Feedback). É sempre aconselhável comprar de um vendedor que tenha medalha. E para engrossar as suas estatísticas de compras, vale a pena ler alguns “feedbacks”.

Outra dica importante é enviar uma mensagem diretamente para o vendedor, caso você tenha qualquer dúvida sobre o produto ou a compra.

Como sei se a minha compra foi realmente enviada?

Muitos vendedores dentro do ebay disponibilizam o “tracking number”. O tracking number é o número dado para rastrear a mercadoria. É possível saber onde o objeto que você comprou está. O grande problema é que muitos vendedores não oferecem o número para rastreamento de objetos, especialmente quando são produtos mais baratos. Eu acredito que para alguns tipos de mercadoria, não vale a pena para o vendedor.

Quanto tempo demora para uma mercadoria chegar ao Brasil?

Normalmente, uma mercadoria demora de 30-40 dias para chegar. Mas, varia muito. Depende da localidade do vendedor e da localidade do consumidor no Brasil. O que posso dizer por meio da minha experiência de compra é que os serviços de entrega no Brasil é uma lástima! Na maior parte dos casos, o produto chega rápido ao Brasil, mas agarra nas transações de logística, verificação de mercadoria e afins (já dentro do Brasil).

Por isso, quem vai comprar produtos para o casamento, chá de panela, chá de lingerie, chá bar e afins, precisa planejar a compra com antecedência para não ter qualquer frustração.

E se eu tiver problema no ebay?

O ebay possui uma política de proteção ao comprador (ebay Buyer Protection). Dentro do prazo estipulado pelo ebay (45 dias), se o comprador não receber a mercadoria, o ebay procura solucionar o problema entre compradores e vendedores. Além disso, dentro desse prazo, você pode “abrir um caso”, que é uma espécie de reclamação, se não receber, se o produto for diferente do que é vendido. Nesse “abrir o caso”, a solução de problemas é procurada. Se não houver uma solução, o ebay reembolsa o comprador. O grande problema é que, muitas vezes, esse prazo é insuficiente, especialmente no Brasil que os Correios demorar muito no processo de entrega de mercadorias internacionais.

Se passar esse período, não houver reclamação, o mais indicado é entrar em contato com o vendedor e resolver. Geralmente, os vendedores estão sempre interessados em resolver os problemas porque tudo isso influencia na sua reputação dentro do ebay. E, além disso, o comprador pode deixar um feedback negativo sobre a compra.

Todos os casos que eu tive que abrir, resolveu-se. Geralmente, eu optei por reembolso ao invés de reenviar a mercadoria.

Posso ser taxada pela Receita Federal por compras no ebay?

Qualquer compra pode estar sujeita à tributação de impostos. Quando alguém é taxado, paga-se a taxa nos próprios Correios para a retirada do produto. De acordo com a Receita Federal, são isentos de impostos “remessas no valor total de até US$ 50.00 (cinquenta dólares americanos) estão isentas dos impostos , desde que sejam transportadas pelo serviço postal, e que o remetente e o destinatário sejam pessoas físicas” (ver Regime de Tributação Simplificada).

As desvantagens de comprar no ebay a meu ver são: o tempo de entrega e os pequenos riscos. Mesmo verificando a reputação do vendedor, ninguém está livre de um calote. Já comprei mais de 20 vezes e nunca tive um calote. Já ocorreu da encomenda não chegar ou vir algum estragado, mas consegui resolver com o vendedor tranquilamente.

Para tornar o seu casamento mais barato, também acesse: Como comprar no AliExpress para o seu casamento?

E você já comprou no ebay? Conte a sua experiência! Comente!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)