São tantos nomes e celebrações que envolvem o casamento que muita gente possui dúvidas sobre muita coisa. Quer um exemplo? O que é o chá de panela?

O chá de panela (ou chá de cozinha) possui diversas facetas, isto é, pode ser feito de diversas maneiras. Não existe uma única forma de efetivá-lo. É um encontro social que antecede o casamento (cerca de 20-30 dias), em que o objetivo é ajudar a montar a casa dos noivos com presentinhos/utensílios que não cabem na lista de presentes de casamento. O chá de cozinha é também um momento de diversão!

Uma das concepções mais conhecidas e vigentes do chá de cozinha é a de uma confraternização apenas de mulheres. Ou seja, uma “reuniãozinha” com a participação das amigas e familiares mais próximas da noiva. Momento “papo de mulher”, risos e “fofoquinhas” em dia. Esse é o formato mais frequente do chá de panela atualmente.

Em alguns casos, as próprias amigas da noiva podem organizar o chá de panela.

Tem-se introduzido muitos elementos da confraternização americana do encontrinho só de mulheres – o bridal shower, como a realização de brincadeiras, de jogos (como bingo), por exemplo.

Em alguns casos, as amigas da noiva contratam um “go go boy” (dançarino) para fazer um showzinho/striptease para a mulherada. Quem disse que isso é algo só para chá de lingerie?

Chá de cozinha

O chá de cozinha não precisa, necessariamente, ser uma confraternização só de mulheres! Uma outra maneira é fazer um chá de panela entre amigos e familiares mais íntimos do casal. O objetivo continua o mesmo: divertir e reunir “coisinhas” para a casa dos noivos.

Tradicionalmente, no chá de panela, solicita-se que os convidados levem um “prato” de salgado, doce. A noiva ou o casal oferecem as bebidas. Atualmente, porém, muita gente tem optado que os convidados levem somente o presente do chá de panela, com comidinhas e bebidinhas dadospela noiva (no caso de comemorações só com mulheres) ou pelo casal.

Chá de panela

Todos os dias surgem diferentes ideias. Não existem regras fixas quando o assunto é chá de cozinha. Deve-se optar por aquilo que se sinta mais confortável.

O site CASAMENTO AQUI elaborou uma sugestão de lista de chá de panela super simples, fundamental e chiquetosa! Para ajudar os noivinhos…

Quero saber o que você pensa sobre chá de panela (ou de cozinha)!
Você prefere chá de panela só de mulheres? Ou com amigos e familiares mais íntimos? Você já foi em algum chá de panela que tinha algo diferente? Conhece outra maneira de fazer o chá de cozinha?
Conte-me nos comentários.

Imagens:
Planning for
Perfect Wedding Zone
Envelopments

3 comentários para “Chá de Panela (Chá de Cozinha)”

  1. Alexandra Camilo

    Interessante, mas não gosto da ideia, pois prefiro comprar ao meu gosto.

    Responder
  2. Letícia

    Ótimo artigo! Me ajudou muito, pois tinha muitas duvidas achando que havia um “jeito certinho” de se fazer o chá de panela. Pois bem farei o meu do jeito de me convier, sem medo de estar quebrando uma tradição. Obrigado!

    Responder
    • Cris

      Letícia,

      Cada vez mais, as festas estão apontando para a diversidade. Isso é tão bacana, né? Que bom que não precisamos fazer tudo de um jeito só!

      Beijinhos, querida.

      Cris.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)