Para servir champagne diferente
O espumante representa a pura celebração!
Uma coisa rápida que você deve saber é que o termo champagne deve ser usado somente para designar vinhos espumantes da região de Champagne, na França. No português formal diz-se a champanha.
O resto (que não é dessa região da França) deve ser chamado apenas espumante.
O espumante é a bebida perfeita para celebrar qualquer união! Sem falar que é uma bebida que exala uma dose de elegância.
Que tal servir o espumante diferente? Pra sair da mesmice de colocá-lo simplesmente na taça, esse post traz algumas ideias diferentes para servir o espumante. Formas de apresentação, coquetéis com espumante, combinações… Com suas bolinhas e com o seu caráter festivo, dá para receber os convidados com muito estilo.
Leia também
- Chá de Lingerie com a Hope
- “Tangerine Tango”, a cor de 2012: para “alaranjar” do vestido da madrinha ao casamento
Essas ideias podem ser usadas em um noivado, chá de panela, chá de lingerie… Ou, até mesmo, em alguns tipos de recepção de casamento, como o brunch, ou, então, o chiquérrimo bolo e champagne.
Essas sugestões para servir o espumante podem ser perfeitamente usadas para receber amigos, pessoas queridas. Receber bem é uma arte!
Espumante com morango. Essa é uma das combinações mais populares. A fruta é colocada dentro da taça com o espumante. Uma combinação saborosa. Quem quiser, pode colocar o morango em cima da taça para enfeitar.
Drink cremoso de morango com espumante. Você vai precisar: 1 garrafa de espumante (750 ml) + 1 caixa de morangos + 2 colheres (sopa de mel). Bata somente a metade da garrafa de espumante com o restante dos ingredientes até ficar uma mistura homogênea, sem pedaços. Reserve a outra metade dentro da geladeira. Após bater, pegue essa mistura e coloque em formas de gelo, congele. Quando congelar por completo, retire, volte para o liquidificador junto com a outra parte do espumante. Bata até ficar essa misturinha cremosa (sem desmanchar tudo). Pronto! Quem quiser, pode acrescentar mais morango (à gosto).

Taça de espumante com borda de açúcar. Uma apresentação diferente que fica especialmente interessante para harmonizar essa bebida com sobremesa. Pode ser feito com um açúcar mais amarronzado (o mascavo), o comum (refinado). Para dar cor ao açúcar é só esmagar frutinhas com açúcar em uma tigela (ou um pilão). Essas frutinhas pode ser amora, morango… Não gosto tanto desse por que acho que o açúcar atrapalha a degustação do real sabor do espumante. Mas, é gosto…
Espumante com flor comestível. Geralmente, usam hibiscus ou pétalas de rosa. A função é mais ornamentar. Mas, como é comestível, quem que ser pode se aventurar a comer. Muitíssimo elegante. Irresistível…
Mimosa. Esse é um dos drinks mais famosos com espumante. Ele foi criado pelo Hotel Ritz (Paris) em 1925. Você vai precisar: espumante + a mesma medida de suco de laranja gelado. Mistura tudo e pronto! E fala sério? Laranja é muito barato! Alguns especialistas da gastronomia sugerem adicionar licor de laranja (opcional). Tão refrescante… Muito bom para dias quentes. Uma bebida clássica!
Bellini. Essa bebida foi inventada por Giuseppe Cipriani, dono do Bar Harry em Veneza (Itália). Ganhou esse nome por que o idealizador achou que a cor desse coquetel lembrava uma tela de Giovanni Bellini (pintor do século XV). Tão legal quando uma comida tem uma história! Usa-se garrafa de prosecco (medida até ter a consistência desejada) + purê de 3 pêssegos brancos médios descascados + 1 colher de chá de suco de limão + licor de cereja (ou cherrybrand). No processador (ou liquidificador) bata o pêssego. Se ficar grosso demais, acrescente um pouco de água. Coe essa mistura. A medida é 3 partes de pêssego para 2 de espumante. Junte um pouco do licor. Essa é a receita original. O tom rosadinho é dado pelo licor. Na atualidade, muita gente faz com néctar de pêssego e o espumante prosecco (mais licor). Um clássico incrível e cheio de história!
Essas bebidas com espumante são ótimas. Dá para fazer em datas comemorativas como Dia dos Namorados, Natal, Reveillon. Uma verdadeira delícia. Há inúmeras receitas de drinks com espumante.
Qual a sua receitinha preferida dessas? Conhece outra? Compartilhe
3 comentários para: “Para servir champagne diferente”
Elaine
No meu casório teve com morango no welcome drink, foi sucesso :)
Beijosss
Josele Lopes
Nossa fiquei com água na boca rssss
Adoro degustar essa bebida.
Beijos beijos
Cristina Nudelman
Muito legal este post! Super informativo.
Beijos
Cristina