Recepção de casamento: brunch
Brunch é um nome originário do inglês. Em casamentos, o brunch é um tipo de recepção que combina pratos e alimentos do café da manhã (breakfast) e do almoço (lunch).
* O que servir no Brunch?
O brunch deve incluir opções de um café da manhã (como frutas, tortas, queijos, croissants, pãezinhos, geléias, leite, achocolatado em pó, sucos, café, chá) e opções do almoço (como quiches, crepes, tortas, saladas, patês, queijos, frutas, sobremesas). Pode ser incluído espumante ou vinho branco. O bolo de casamento também deve ser incluído. No Brunch de casamento americano, os casais ás vezes costumam optar por um tipo de bolo mais leve como de cenoura, laranja, limão. O site MULHER DIGITAL trouxe uma lista interessante de espumantes bons e baratos.
Leia também
Já vi brunch com mousses salgadas, suflê de queijo, sanduíches, folhados, cheesecake, salgadinhos, amanteigados, waffles, fritadas, canapés, panquecas e, até mesmo, prato principal. O menu do brunch é escolhido de acordo com o que o buffet oferece e com o gosto dos noivos. Brunch combina com cupcake. Cupcake no Casamento é a nova mania brasileira!
* Qual horário se serve o brunch?
O brunch fica entre o tempo do café e do almoço, servido entre 10 e 14 horas. Ou seja, casamentos que ocorram pela manhã e que vão estender até o horário do almoço, início da tarde. Não é comum, mas já vi brunch ocorrer depois do horário recomendado, no período da tarde.
* Como servir o Brunch?
O mais comum é que se sirva em estilo “buffet”. Os convidados podem ser servidos por garçom. Pode também ocorrer uma combinação dessas duas modalidades. Ou o Brunch coquetel que os convidados podem desfrutar de alguns drinques (como a famosa mimosa, tradicional no brunch americano, “sunrise”, “bellini”), petiscar as coisas. Esse último não é muito visto aqui no Brasil.
* Mesa para todos no Brunch?
No Brasil sim. Deve ter mesa para todos os convidados, ao contrário de outros tipos de recepções de casamento, como festas, bolo com champagne.
* Qual lugar é feito o brunch?
O brunch é um tipo de recepção mais informal. Por isso, pede lugares mais descontraídos, com clima arejado e delicado. Locais abertos, sítios, espaço para eventos em geral, restaurantes, hotéis e, até mesmo, na sua própria casa, se couber esse tipo de celebração.
* Vantagens do brunch
O custo é a grande vantagem do brunch. Tempo mais curto de duração que outras recepções. O casal pode viajar direto no mesmo dia para a Lua de Mel. Não é uma recepção de casamento tão simples como o “bolo com champagne”. O acolhimento dos convidados por parte dos noivos é muito maior (ao contrário de uma festa, por exemplo). Todos podem jogar conversa de maneira mais direta.
*Quer diminuir os custos do seu casamento? Como Economizar no Casamento?
O brunch é uma forma delicada, charmosa e fofa de recepcionar os queridos convidados para um casamento.
Para noivinhos que amam a luz do dia.
Veja também

Perguntas básicas antes de contratar um buffet de casamento

Como as mães dos noivos devem se vestir?

Recepção de casamento: convidados pagam o próprio consumo em restaurante?

Casamento civil e brunch
7 comentários para: “Recepção de casamento: brunch”
Andréa Carla
Gostaria de agradecer ao site, pois encontrei o que queria e principalmente tirei as minhas dúvidas se eu poderia ser madrinha de casamento trajando preto. Muito obrigada e continue com esse belíssimo trabalho. Parabéns à todos.
Karina Dantas
Quero muito agradecer ao site, pela matéria tão bonitinha e detalhada sobre a RECEPÇÃO DO CASAMENTO COM BRUNCH…é realmente o que estou pretendendo fazer, pois casarei às 09:30h no civíl e viajarei em lua de mel, no mesmo dias às 15h. Parabéns e continuem com esse carinho conosco, que chegamos aqui perdidos em busca de uma ajuda.
Josemilda
Obrigada pela matéria sobre a recepção brunch, amei… Parabéns pelo site.
Sucesso!
Raissa Castro
Nossa… A D O R E I! Agradeço pelas dicas, me ajudara mttt em meu noivado. Abçs.
Nilza
Adorei tirei muitas dúvidas mas ainda existe uma,
Fui convidada para um casamento as 20 horas e o jantar cada um vai se servir pode também ser chamado de brunch?
Cris
Nilza, querida,
Geralmente, é jantar com serviço de buffet. Não é brunch não. Brunch é algo para a parte da manhã (no máximo à tarde) e mistura comidinhas do café da manhã e algumas coisas mais pesadas (como tortas, panquecas, dentre outras) que seria típico de almoço. Beijinhos. Cris.
Patrícia
Amei a matéria! Vou me casar na próxima primavera e será entre 09:00 e 11:00… Com certeza será um brunch!