Pergunte Aqui: Os noivos podem exigir uma quantia específica de dinheiro como presente de casamento para padrinhos e madrinhas? Isso é correto?

Noivos podem pedir dinheiro como presente de casamento?

Definitivamente não! Os noivos também devem seguir uma etiqueta de casamento. Exigir qualquer valor específico de dinheiro é a maior falta de educação, além de ser super desconfortável para quem é obrigado a dar.

Primeiro: ninguém deve chamar pessoas para serem padrinhos/madrinhas  por interesse, esperando que esses deem um grande valor de dinheiro de presente de casamento. Segundo: se os noivos estão pedindo dinheiro porque não conseguem arcar com algo do casamento, isso não é problema dos padrinhos/madrinhas. Optar por algo mais simples é sempre mais apropriado que impor qualquer quantia de dinheiro para resolver as dívidas de casamento. Terceiro: cada pessoa pode dar um valor e, muitas vezes, aquilo que os noivos querem estipular não corresponde com as reais condições de cada um.

Pedido de dinheiro para casamento

Pedir dinheiro como presente de casamento não é algo tão ruim, mas pode ser considerado não educado por muitos. (Foto: Pinterest)

Como pedir dinheiro como presente de casamento?

Os noivos podem até receber dinheiro de presente de casamento ao invés de coisas (lista de casamento). Na atualidade é comum ganhar como presente as chamadas “cotas viagens” ou abrir uma conta para esse mesmo fim. Essa situação acontece principalmente para casais que já possuem casa montada. Só que NUNCA os noivos devem estabelecer qualquer valor de dinheiro. A quantia de presente deve ser livre tanto para padrinhos/madrinhas quanto para convidados.

Pode soar como falta de educação, ou pão durice fazer esse tipo de pedido. Por isso, deve ser muito refletidas as contas do casal para não fazer uma festa com a qual não possam arcar.

Quero muito ouvir você.  Você já passou alguma vez por uma situação desagradável assim? Deixe a sua opinião nos comentários.

12 comentários para “Pergunte Aqui: Dinheiro de presente exigido pelos noivos?”

  1. Luh

    Normalmente que quantia é comum dar-se aos noivos quando exigem o presente em dinheiro e também quero saber se é necessário colocar em envelope? Manda-se, antecipadamente, ao endereço dos noivos ou na noite da festa, no local da festa?

    Atte obrigado Luciana.

    Responder
    • Cris

      Luh,

      Não existe uma quantia que seja comum dar aos noivos. Cada convidado dá aquela quantia que é compatível com suas condições financeiras. Ou seja, você deve dar aquilo que acha justo, mas sem comprometer o seu orçamento. Ninguém precisa se sacrificar por causa de um presente de casamento. Analise o quanto você considera justo, dentro de suas condições.

      Geralmente, quando os noivos pedem dinheiro, eles disponibilizam um número de conta para depósito ou, então, você pode entregar na casa de quem você possui mais intimidade (o noivo ou a noiva). Se não possui intimidade com nenhum dos dois, deixe no endereço do convite da casa da noiva.

      Na minha opinião, é mais delicado você colocar dentro do envelope com uma mensagem de felicitações e entregar. Fica bem melhor que entregar o dinheiro na mão. Concorda?

      Querida, depois volte aqui e conte-me o desfecho dessa história.

      Esse tipo de coisa é sempre muito delicado.

      Espero tê-la ajudado.

      Beijoconas.

      Responder
  2. Paula

    Minha amiga me convidou para madrinha meio que em cima da hora e no casamento dela ela está pedindo dinheiro como presente. Bem, devido à situações inesperadas que ocorreram nos últimos dias e com o pouco tempo que tive para me organizar financeiramente para o casamento dela, eu e meu esposo vamos dar 300 reais. Queríamos dar mais, mas algumas surpresas aconteceram nos últimos dias…

    Responder
  3. Adria

    Cara 300 reais qro você como minha madrinha, escolhi meus padrinho por gostar muito a maioria sei que não vai me dá nada mas só a presença vai ser bem legal.

    Responder
    • Cris

      Adria,

      Verdade. O mais importante é que os padrinhos e as madrinhas estejam compartilhando de um momento tão lindo na vida do casal. O presente não é o mais importante! De jeito nenhum. A presença já é um grande presente. Concordo com você! ♥

      Beijinhos. Cris.

      Responder
  4. Marcos

    Ocorre quase em todos os casamentos, as pessoas se dirigem nas mesas para oferecer um pedaço da gravata em troca de dinheiro, uma tradição nos casamentos, as vezes as pessoas não estão preparadas e sentem um desconforto, vou sugerir no casamento de um amigo e acho que será uma boa solução, montar uma caixa acompanhada de um caderno onde as pessoas deixam suas mensagens, e podem colocar uma contribuição na caixa e pegar seu pedaço de gravata sem se constranger, uma pequena quantia que no final faz uma enorme diferença, no meu por exemplo fui viajar e ainda fiz a primeira commpra do mes na época…

    Responder
  5. Michelle

    Olá
    Eu e meu marido fomos convidados para ser padrinhos de casamento, só que os noivos estão exigindo de cada padrinho R$ 600, 00 reais para ajudar no buffet do casamento. Ou seja, R$ 1.200, 00 por casal, porém eu estou desempregada e minha filha táh preste a fazer 1 aninho e queremos fazer uma festinha. E não sei como dizer pros noivos que este valor está muito acima do nosso orçamento.

    Responder
    • Cris

      MICHELLE, querida,

      Obrigada por seu comentário! Michelle, que situação delicada! Bem, solicitar como presente qualquer quantia de valor por parte dos noivos é considerado falta de educação. A etiqueta de casamento diz que os noivos não devem exigir dinheiro ou presentes específicos. Nesse caso, como vocês são padrinhos, acredito que há uma certa proximidade para ser sincero. E, penso que, talvez, o diálogo talvez seja o melhor caminho. Explique a situação para os noivos com gentileza. Não há outro meio. O melhor é a sinceridade, a meu ver.

      Espero tê-la ajudado. Torço para que tudo dê certo. Depois, volte aqui no Amor Diverso para contar o desfecho da história.

      Beijinhos. Cris.

      Responder
  6. Tainá

    Olá! Fui convidada para ser madrinha de casamento e os noivos escolheram cotas de viagem onde cada um dá o valor conforme seu orçamento! Minha dúvida é se devo ou não identificar o depósito com uma mensagem?

    Responder
    • Cris

      Olá Tainá,

      Você pode fazer como achar melhor! Quando é identificado, os noivos possuem a oportunidade de agradecer. Há convidados que gostam de identificar o depósito e outros não. Sobre cota viagem, o site CASAMENTO AQUI possui um post bem legal. Veja só:https://www.amordiverso.com/cota-viagem-lua-mel-presente-casamento/

      Espero tê-la ajudado.

      Beijinhos. Cris.

      Responder
  7. Patrícia

    Olá eu e meu noivo já temos casa montada então resolvemos pedir de presente de casamentos aos convidados uma quantia em dinheiro, no valor que eles puderem, vamos disponibilizar uma conta conjunta que temos para o deposito. Minha duvida é como devo colocar isso no convite, ou em uma tag separada mas juntos ao convite, qual frase deveria usar, estou muito na duvida quanto a isso.

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)