Pergunta: A noiva convida o amigo para ser padrinho. A esposa do amigo da noiva não é chamada para ser madrinha. Outra pessoa (amiga do casal) é colocada como madrinha. A dúvida da esposa que não foi chamada é a seguinte: esse convite é correto? Como a esposa que não vai entrar com o marido como madrinha deve se portar?

Só o homem foi convidado para o casamento. O que a mulher deve fazer?

A escolha dos padrinhos/madrinhas é sempre uma escolha muito delicada para o casal. O casal deve considerar uma série de coisas para convidar padrinhos/madrinhas: trajetória de vida com as pessoas que vai convidar para ser madrinha/padrinho do casamento, afinidade e tempo de convivência. Claro que o mais elegante e educado seria se a noiva convidasse o casal. No entanto, a decisão não está totalmente errada, embora possa causar algum desconforto e não ser tão educado com a esposa.

Convite para padrinho apenas para homens

Quando só o homem for convidado para padrinho de casamento, a mulher tem que tomar uma atitude correta na situação para lidar com o casamento da melhor forma possível. (Foto: Beautifully Wed)

Casamento onde só um é convidado

Ás vezes, a noiva sempre foi muito amiga do amigo e tem uma amiga super querida que não tenha par para entrar na igreja. Considerando a amizade, afinidade e trajetória de vida entre eles, faz muito mais sentido para ela colocar duas pessoas que foram tão importantes na vida dela que colocar o amigo e sua esposa que, embora ela possa ter um enorme carinho, não participou dos grandes acontecimentos da vida do casal.

Etiqueta dos convidados no casamento

A esposa que não vai entrar com o marido como madrinha deve se comportar como convidada, com elegância e educação. Não precisa ficar com raiva, com picuinha e frescura por conta disso. A esposa deve respeitar o desejo do casal e entrar na igreja, ocupando o seu lugar como convidada.

Abro um parêntese aqui para o casal de noivos: vale mais em uma situação como essa convidar a esposa para ser madrinha junto com o amigo da noiva que chamar outra pessoa. O tipo de situação acima pode gerar um desconforto muito chato que pode ser evitado com elegância e educação.

Como você acha que tem que agir quando só o homem é convidado para um casamento?

25 comentários para “Pergunte Aqui: quando só o marido é convidado para ser padrinho de casamento. O que a esposa deve fazer?”

  1. Natasha

    Olá!

    Gostei muito do post.
    Minha prima resolveu casar e convidou-me e a minha irmã e não convidou nossos namorados. Gostaria que você fizesse um post sobre isso. É Educado não convidar os parceiros dos seus convidados por mais que você não os conheça?

    Como fica isso de acompanhantes? Geralmente não enviamos o convite para a família ao invés de ser por pessoa? O que mudou hoje em dia em relação a isso e como devemos nos portar?

    Responder
  2. Casamentoaqui

    Querida Natasha,

    Acho que o novo artigo que está no site responde a sua pergunta.

    https://www.amordiverso.com/lista-de-convidados-casamento/

    Caso não responder, deixe outro comentário que farei um post específico sobre a sua pergunta.

    Obrigada por sua participação no site.

    Cris.

    Responder
  3. Ana Cristina

    Meu marido foi convidado por um amigo ir ao casamento dele só que o convite chegou na minha casa era individual ou seja não fui convidada apesar de ter uma opinião formada sibre isso gostaria de saber como posso com isso

    Responder
    • Cris

      Ana Cristina, querida,

      Será que o convite é individual mesmo? Talvez o noivo, no momento da correria do preenchimento dos envelopes, colocou apenas o nome do noivo e entregou sem seu nome para conseguir entregar todos os convites no tempo estimado. Se seu marido é amigo do noivo pode e deve questionar isso com ele. Certamente não passa de um mal entendido.

      Agora se o seu marido foi chamado para ser padrinho com outra pessoa, isso é comum e não tem problema. Talvez os noivos possuem intimidade mais com um que com outro.

      Vou ser muito sincera: se não foi um mal-entendido, nesse caso, é uma falta de educação tremenda dos noivos. Quando o casal é casado, independente se for amigo somente de um, deve convidar ambos. Não é correto chamar para ir ao casamento somente um. Se seu marido é amigo do noivo, vale a pena ele questionar por que não a convidou.

      Querida, que coisa chata, hein?

      Espero que seja somente um mal-entendido e que tudo se resolva.
      Beijinhos.

      Responder
  4. Ana

    Olá. Obrigada por responder meu email. Na verdade eles foram mal educados ate tentaram concertar dizendo mandar depois um exibivel mais como estou acostumada com tal burocracia em casamentos achei de mal tom e deixei pra lá. Ate porque meu marido disse que não iria e assim esqueci que fui esquecida. Um abraço. Obrigada

    Responder
  5. Patrícia

    Boa tarde.

    Adorei o post.
    Minha duvida é a seguinte: eu namoro ha quase 6 anos e somente o meu namorado foi chamado para ser padrinho do casamento da prima dele. Tenho uma relação muito boa com toda a família, inclusive com o casal de noivos, mas confesso que me senti um pouco mal com esse convite.
    Como haverá a cerimônia na igreja e a festa em outro local, gostaria de saber se fica deselegante se eu for somente na festa.
    Desde já agradeço.
    Beijos.

    Responder
    • Cris

      Patrícia,

      É muito deselegante sim ir somente na festa em qualquer casamento!

      A escolha dos padrinhos e das madrinhas é algo muito delicado. Muitos casais costumam não colocar namorados/namoradas que ainda não são oficialmente da família (casados). É Muito comum esse tipo de comportamento no universo do casamento. E, ainda que não seja esse o motivo, as escolhas de quem fará parte do cortejo no casamento são muito subjetivas e, ao mesmo tempo, seletíssimas. Não é possível colocar todo mundo que se tem um grande carinho. Os casais possuem seus critérios para essa seleção. Com certeza, o casal possui o maior carinho por você. Por isso, supere essa situação e vá prestigiar os noivos na cerimônia e na festa.

      Beijinhos. Cris.

      Responder
  6. Ana Julia

    Meu namorado foi convidado para ser o padrinho do casamento de sua irma e não fui convidada para ser madrinha do casamento, mas gostaria de saber como devo me comportar durante a entrada se entro com padrinho ou se ele vai entra com a madrinha que não sou eu?

    Responder
    • Cris

      Ana Julia, querida,

      Não sei se entendi exatamente o que você disse. Mas, acho que sim. Você não vai entrar com o seu namorado, já que não foi convidada para ser madrinha. Durante a cerimônia, você deverá ficar no local reservado para os convidados comuns. E ele entrará juntamente com alguma madrinha que os noivos estipularem. Normalmente, muitos noivos colocam os irmãos juntos. Está certinho?

      Beijinhos. Cris.

      Responder
  7. Carlos

    Boa noite pessoal desse site,
    Como não encontrei situação igual a minha em nenhum outro site, gentileza me informarem sobre o que devo fazer sobre um convite de casamento que recebi “Carlos e Esposa” e, agora, a beira do evento, minha esposa sentenciou-me que não irá junto comigo…
    Como confirmei minha presença junto com a esposa, isso tanto ao pai do noivo (que são meus amigos e clientes), quanto a empresa que organiza, o que devo fazer? Posso levar minha filha mais velha no lugar da esposa? Posso levar uma amiga…, etc.
    Agradeço por suas recomendações.
    Grato e um abraço,
    Carlos Alberto

    Responder
    • Cris

      Carlos,

      Realmente, uma situação complicada.

      A sua esposa não quer lhe acompanhar nesse casamento? Não sei sobre a etiqueta especificamente para esse caso, mas tenho muitos amigos que recebem convites de casamentos de clientes e, quando a esposa não quer ou não pode ir, levam uma filha ou um filho para acompanhar no evento. Eu, particularmente, não vejo problema em levar outra pessoa da família (mesmo que não seja a esposa) em substituição.

      Não sei se lhe ajudei muito.

      Abraços,

      Cristina.

      Responder
  8. Ana

    OI BOA NOITE,

    A minha irmã me convidou pra ser madrinha, mas não tenho muito tempo com meu namorado. Então, não quero ir com ele. Gostaria de saber se posso ir com meu irmão se isso é normal irmã com irmão ou se é muito constrangedor?

    Responder
    • Cris

      ANA, QUERIDA,

      Obrigada por seu comentário! Não há o menor problema você ser madrinha e o seu irmão. Aliás, isso é bastante comum no Brasil. Vá sem medo e tranquila!

      Beijinhos. Cris.

      Responder
  9. Denise

    Gostaria de saber o seguinte. Meu namorado vai ser padrinho de casamento e junto com a irmã dele, o traje é longo para madrinhas. Eu como convidada dos noivos e namorada do padrinho preciso usar vestido longo também?

    Responder
    • Cris

      Denise,

      Você não precisa usar vestido longo. Só se desejar.

      Cris| Amor Diverso

      Responder
  10. Mariana

    Olá, meu irmão vai se casar agora em março e convidaram a mim e minha irmã para sermos madrinhas do casamento deles, porém, nenhuma de nós tem padrinho, ou seja não temos namorado. Fica ruim eu entrar com minha irma? Ou tenho que convidar uma pessoa qualquer só para fingir que e padrinho?

    Responder
    • Cris

      Mariana,

      Isso vai depender dos noivos. Pergunte-os. Muitas vezes, os noivos colocam com outros padrinhos que também estão sozinhos. Ou, então, duas madrinhas juntas. Isso vai depender dos noivos. As pessoas que são convidadas para serem madrinha/padrinho possuem um lugar especial no coração dos noivos. Não fique com receio de pergunta-los sobre isso! Certamente, não se importarão! É ÓTimo para se preparar antes. Não é mesmo?

      Cris| Amor Diverso

      Responder
  11. Nathália

    Gostaria de saber se é deselegante eu convidar minha prima para entrar com meu irmão no lugar do marido dela que estão juntos há 3 anos? Pois também meu irmão que é mais novo ficaria mais confortável com ela ao entrar pois é muito tímido e também não posso formar mais casais.

    Responder
    • Cris

      Nathália,

      Não há problema, desde que você coloque isso de maneira educada e elegante para a sua prima e o marido dela. Converse com ela e o marido, explique a situação com carinho. Diga para a sua prima que não há espaço para mais casais e que você gostaria muito de colocar ela com o seu irmão. Diga ao marido que ele é uma pessoa querida, possui sim um lugar especial para eles, mas que diante da situação não viu outra alternativa. O importante é ter elegância para colocar a situação e não impor a situação (como muitos noivos fazem). Espero que dê tudo certo! Depois, volte aqui para contar o “desenrolar” da história!

      Cris| Amor Diverso

      Responder
  12. Cássia

    Olá boa noite

    Gostei muito do seu post. E ainda me restaram algumas duvidas.

    A história é assim: há quase 3 anos que estou com meu esposo e ele já tinha um casal de amigos desde o tempo de escola…até ai tudo bem, mais sempre que podemos estamos saindo para jantar, cine, passear e etc com o casal.
    Acontece que este casal vão se casar brevemente e convidaram pessoalmente meu marido para ser padrinho, e eu não. Confesso estou chateada com essa situação, não pelo fato de ser convidada como madrinha, mas em não terem vindo conversar pessoalmente comigo e ainda pediram para meu esposo explicar.
    Me sinto magoada porque senti que não tem amizade por mim como eu sentia por eles. Você acha que eles deveriam vim conversar comigo pessoalmente e explicasse o fato ou eles fizeram certo em pedir para o meu marido falar isso pra mim?. Com isso tudo resolvi em não participar deste casamento. ESTOU FAZENDO ERRADO COMO DEVO AGIR.?

    Espero a resposta até

    Responder
    • Cris

      Cássia,

      É difícil dizer o que é certo e o que é errado nessas situações. Não é mesmo? Não sabemos os motivos que o casal fez essa escolha. Você mesmo descreve que esse casal são amigos do seu amigo do tempo de escola. Esse é o tipo de situação que realmente nos deixa chateada. Não me sinto à vontade de dizer se você está agindo de forma certa ou errada. Acho tão complexo isso, sabe?

      O que posso dizer é que como você é esposa, acho que seria elegante que eles lhe convidassem sim para ser madrinha. No entanto, ás vezes eles se encontraram em uma situação delicada na lista de madrinhas e padrinhos e a forma de resolver foi convidando apenas o seu marido.

      Sobre participar do casamento, acho que vale se fazer algumas perguntas que só você poderá responder! Você acha mesmo que deve não participar do casamento? Será que após o casamento passar não irá se arrepender disso? E, seu marido? Será que não seria legal ir e apoia-lo, como convidada mesmo? Será que não deveria passar por cima disso, ir nesse casamento, se divertir? Você aguentaria ir ao casamento e ficar bem?

      Sobre o outro, a decisão do outro não podemos responder. Mas, você pode responder para si mesma se quer estar nesse casamento, se vai se sentir bem, se quer estar pertinho do seu marido, mesmo que seja como convidada. Só você pode olhar para dentro de si e encontrar a resposta.

      Beijinhos. Cris.

      Responder
  13. Edson

    Olá! Estou em uma situação bem chata. A melhor amiga da minha noiva vai se casar e nos convidou como padrinhos. Eu não tenho nenhuma proximidade com o casal e minha noiva já confirmou sem minha prévia consulta. Eu realmente não gostaria de participar da cerimônia. O que devo fazer? Abraços

    Responder
    • Cris

      Edson,

      É muito comum esse tipo de situação. Uma do casal possui intimidade com os noivos (ou com um dos noivos) e convida-se o companheiro (ou companheira) para também ser padrinho/madrinha. E, como você mesmo descreve a noiva é a melhor amiga da sua noiva. Naturalmente, ela já seria convidada. Inclui-lo nesse convite foi um gesto muito gentil e educado por parte dos noivos. Sua noiva talvez prefira você ao lado dela a qualquer pessoa.

      Sobre aceitar ou não, só você pode decidir. Não é mesmo? Vale pensar com carinho sobre esse convite?

      Eu, realmente, não posso dizer. Mas, acredito que pensar sobre a gentileza desse convite pode ser um bom caminho para decidir.

      Espero tê-lo ajudado.

      Cris| Amor Diverso

      Responder
  14. Amanda

    Olá!
    Estou em uma situação um pouco chata.
    Eu e meu namorado namoramos a 5 anos.
    O primo dele vai se casar com minha prima e eles convidaram apenas ele para ser padrinho do casamento com uma outra pessoa que não conhecemos. A pesar de ter achado a situação bem chata, falei que esperaria o convite chegar e se caso eu fosse convidada talvez eu iria. Porém não recebi convite de certa forma é claro pois meu convite individual foi parar junto com o convite dá familiar do meu namorado. Achei um absurdo pois não somos casados! E resolvi não ir a esse casamento e meu namorado ficou dizendo que é bobeira minha não quer ir. Realmente agi de maneira certa?

    Responder
    • Cris

      Amanda,

      O seu namorado está certo! É Bobeira você não ir, especialmente porque foi convite para você junto com o da família. Geralmente, os noivos mandam o convite para a família e esse convite já estão incluídos os “agregados” (namorados, noivos). Apenas quando o casal já mora sozinho ou é casado que vai um convite destinado só pra pessoa, o que não é o caso, de acordo com o seu relato.

      No Brasil, é muito comum quando o casal é namorado, os noivos colocarem a pessoa da família deles com outra pessoa que é da estima deles, mesmo que esses não se conheçam. Isso não quer dizer que eles agiram com falta de educação, que não goste de você ou que possuem algo contra você. A escolha dos padrinhos e das madrinhas é uma escolha do coração, muito seleta, muito difícil. Além disso, é um momento muito rápido. Só na entrada do cortejo e depois para fotos.

      O importante é a celebração do amor! Não fique presa a esses detalhes. Vá, esteja com a família, celebre o amor, curta o seu namorado no casamento, divirta-se. O momento é de celebrar e distribuir amor!

      Cris| Amor Diverso

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)