O casamento possui muitas questões polêmicas.

Escolher as madrinhas e os padrinhos é um desafio para os noivos.

Essas são aquelas pessoas queridas que fazem toda a diferença na vida do casal. Com certeza, são muitas pessoas que fazem parte da história de vida do casal.

E, durante a seleção dos padrinhos e das madrinhas vem a questão: qual é o número correto de madrinhas e de padrinhos para o casamento? Existe um número chave? Pode colocar vários? Existe um número fixo?

Hoje vamos discutir a quantidade de madrinhas e de padrinhos para a cerimônia.

Na minha opinião, são três os fatores mais importantes que devem ser considerados: a intimidade das pessoas com os noivos, o tamanho do local da cerimônia e a proporção entre número de padrinhos/madrinhas para o número de convidados. Vou explicar melhor…

Quantidade de padrinhos e de madrinhas no casamento

Nível de intimidade com os noivos

Muitas pessoas são especiais para os noivos, mas, infelizmente, não é possível colocar todo mundo como padrinho/madrinha. Quem são os mais próximos do casal? Quem realmente faz parte do cotidiano do casal? Quem faz parte das relações densas dos noivos? Quem são as pessoas que os noivos realmente podem contar em quaisquer situações? Não é uma questão de medir o nível de amor entre os noivos e essas pessoas, mas quando nos fazemos algumas perguntas que envolvem o nível de intimidade entre os noivos e outras pessoas, torna-se possível delinear aqueles que queremos no nosso altar no casamento. Esse é o fator mais importante.

Tamanho do local da cerimônia

É importante pensar nas madrinhas e nos padrinhos no espaço da cerimônia. Realmente, há lugares que não comportam um grande número de madrinhas e de padrinhos. Não dá para ajuntar aquele número enorme de gente no local da cerimônia (igreja, templo, espaço…. o que for). Eu lembro uma vez que fui em um casamento em uma igreja que a metade do espaço da igreja era praticamente composto de padrinhos/madrinhas. E tinha padrinhos/madrinhas saindo até pelas “beiradas”… É feio do ponto de vista estético. E, dependendo do espaço da cerimônia e da quantidade de padrinhos/madrinhas pode até atrapalhar o registro por parte da equipe de fotografia e de filmagem. Pense nisso também!

Proporção entre o número de convidados e o número de madrinhas/padrinhos

Há uma certa correspondência entre o número de madrinhas/padrinhos para o número de convidados. Qual é o tamanho do seu casamento? Quantos convidados? É um mini-wedding? Não dá para fazer um casamento para 100 pessoas e ter 20 padrinhos/madrinhas, por exemplo.

Ao analisar esses fatores, fica muito mais fácil definir o seu número de padrinhos e de madrinhas!

Essa é uma decisão pessoal, que envolve as pessoas que queremos ao nosso lado em um dos maiores dias da nossa vida. E para essa definição não dá para colocar todo mundo, de verdade. Ao longo da nossa vida, várias pessoas fazem parte, mas apenas algumas farão parte do nosso altar. Essa é uma seleção de amor também. Por isso, não existe uma resposta restrita sobre o assunto. O mais importante é usar o bom senso.

E você? Quantos padrinhos/madrinhas irá ter? Como fez para escolher o seu número? Deixe a sua experiência aqui no CASAMENTO AQUI.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)