As roupas das daminhas e dos pajens são fundamentais de qualquer casório, mas quem paga a conta? Esse é sempre um assunto muito delicado.

Antigamente, os noivos convidavam quem queriam como pajem/dama e quem pagava o aluguel das roupas eram os pais dos mesmos (e não os noivos). Esse gesto era entendido como uma gentileza e, até mesmo, presente dos pais de damas/pajens para os noivos. Os noivos forneciam somente os acessórios (luvinhas, sapatos, arranjos, buquê). Muitas pessoas ainda optam por essa via.

Na atualidade, não há um consenso estabelecido. O melhor é que os noivos considerem esse custo no orçamento do casamento. A situação fica mais fácil de lidar dessa maneira. Afinal de contas, quem está casando? De quem é essa celebração? A grande vantagem dos noivos pagarem pelas roupas das daminhas/pajens é poder escolher tudo aquilo que almejam, sem restrições (de acordo com o próprio orçamento, claro).

A melhor regra é o bom senso em todas as circunstâncias. Os noivos devem pensar nas condições dos pais das crianças. Nem sempre eles podem arcar com esse custo.

Ou, o contrário. O casal possui um orçamento de casamento muito restrito. Que tal os pais das damas/pajens unirem as forças (e dinheiro) e presentear os noivos ao encarar esse custo?

Quem paga a roupa da dama e do pajem?

No fim das contas, tudo depende. Cada contexto traz uma resposta diferente. O mais importante é tomar essa decisão a partir da realidade dos pais das crianças. Os noivos devem deixar bem claro desde o convite de damas/pajens como tudo será realizado. Isto é, comunicação sempre. Uma simples conversa com os pais pode apontar o que é melhor.

O que acho realmente absurdo são noivos que não irão pagar pelas roupas das crianças no casamento e que são excessivamente exigentes. Os noivos podem escolher as roupas das crianças a partir do estilo do casório, mas precisam considerar o que se quer e quem está custeando. Bom senso sempre.

Gostaria de chamar os leitores do CASAMENTO AQUI para essa discussão, com o seu olhar “especialista” sobre a situação. O que você acha melhor? Sabe sobre alguma situação delicada? Traga a sua impressão!

Imagem:
The Raibow Society

Um comentário para “Quem paga a roupa das daminhas e dos pajens?”

  1. Alexandra Camilo

    Eu, pra falar a verdade, prefiro fazer como as inglesas e as americanas fazem, convidar as amigas pra ser as damas de honra, criança é muito complicado.

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)