O post de hoje traz algo específico sobre o convite de casamento.

O RSVP deixa muitos com os cabelos em pé! O que é R.S.V.P.?

RSVP é abreviatura de “répondez, s’il vous plaît” (francês), está vindo escrita nos convites de casamento com bastante frequência. Essa expressão significa: “responda, por favor”.

Quando alguém recebe um convite de casamento com R.S.V.P significa que deve avisar se vai ou não comparecer no evento. É um protocolo social de casamento que cria a exigência da confirmação dos convidados no casamento. Não é obrigatório ter convite com R.S.V.P.

Os noivos podem colocar essa sigla no fim do convite (geralmente, centralizado) ou, então, colocar em um convitinho à parte (pode até ser no mesmo da recepção, caso houver).

Na minha opinião, é educado colocar a tradução dessa expressão em português (do tipo: confirme, por favor!). É preciso considerar que muitas pessoas podem não entender (por mais cultas que sejam). Essa é uma sigla muito específica do protocolo social de casamento.

R.S.V.P. no convite de casamento (confirme, por favor no convite)

Além disso, o convitinho com R.S.V.P deve indicar a data limite para confirmação e os contatos (e-mail, telefone). Junto com isso, quem quiser, pode incluir o dress code (formalidade da roupa) do evento. Geralmente, é o cerimonial que receberá as confirmações de todos. Mas, os noivos também podem receber, caso queiram. A data de confirmação limite é 15-20 dias antes do casório.

O objetivo do R.S.V.P  é estimar o número mais exato possível de convidados. Isso facilita muito a vida dos noivos, já que o buffet poderá ser fechado para um número de pessoas que realmente irão no casamento. E uma série de outros serviços.

Essa é uma prática que está sendo muito utilizada no Brasil. Isso não é falta de educação! Não há nada demais querer saber quem realmente vai no casamento.

As pessoas das gerações passadas podem se sentir desconfortáveis com isso, mas faz parte da etiqueta de casamento. Os casamentos atuais não são mais como antigamente. Muita coisa mudou.

É gentil, cortês, educado confirmar.

Um comentário para “Convite de casamento: o que é R.S.V.P.?”

  1. Marcela

    Adorei!

    Responder

Trackbacks/Pingbacks

  1.  Como resolver a polêmica do convite de casamento com r.s.v.p.?
  2.  Como escolher o serviço cerimonial de casamento (assessoria)?
  3.  Perguntas básicas antes de contratar um buffet

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)