Pergunte de Casamento: O pai morreu. Nesse caso, quem entra no lugar do pai em uma cerimônia religiosa de casamento?

Quando, em uma cerimônia religiosa de casamento, o pai não pode estar presente, a noiva deve escolher uma pessoa que o melhor represente. Pode ser alguém especial que substituiu a figura do pai durante a sua criação, que a ajudou de alguma forma. Ou, em outros casos, uma pessoa que ela considere muito querida. Já vi noivas entrarem com tio, avô, primo, irmão e, até mesmo, um amigo querido.

Respostas sobre casamentos: quem entra no lugar do pai da noiva?

Não há um protocolo fixo a ser seguido. Antigamente, exigia-se socialmente que a substituição durante a entrada na cerimônia fosse de alguém obrigatoriamente do sexo masculino. Na atualidade, não existe isso mais. Já vi até a mãe da noiva acompanhá-la no lugar do pai e, particularmente, achei muito emocionante e bonito. A decisão é da noiva. Ela precisa pensar o que para ela é importante? Ter a figura de alguém que represente o pai? De uma pessoa querida, independente do sexo? O mais importante é que a noiva se sinta confortável com a decisão de quem entrar no lugar do pai.

Com quem a noiva deve entrar no casamento

A noiva não precisa entrar com o pai no casamento. Apesar de ser a tradição, ela pode ser quebrada de várias maneiras. (Foto: Clair Estelle)

De qualquer forma, a entrada da noiva é sempre um momento triunfante e especial para quem a ama. Ficou alguma dúvida? Deixem nos comentários suas perguntas! Estamos aqui para esclarecer todas as perguntas que vocês possam ter sobre o assunto!

QUER VER OUTRAS PERGUNTAS? ACESSE:

Madrinhas de Casamento com Vestidos Iguais?

Quando só o marido é convidado para ser padrinho? O que a esposa faz?

Quando optar pelo vestido de noiva de manga longa?

Como as mães dos noivos devem se vestir?

2 comentários para “Pergunte Aqui: Quem Entra no Lugar do Pai da Noiva?”

  1. Christiane

    Adorei a dica! =D
    E tenho uma dúvida: o mesmo serve para o noivo?

    Bjsss

    Responder
    • Cris

      Querida Christiane,

      Sim. Sim. O mesmo serve para o noivo!

      Beijoconas.

      CRIS.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)