Quando está chegando o momento do casamento, é importante que o casal verifique constantemente a checklist do casório para garantir que tudo que é necessário para realizar o sonho dos dois está sendo feito. 12 meses antes do casamento, alguns procedimentos tem que ganhar prioridade na lista do casal.

Checklist de casamento: 12 meses antes

Da série “Planejamento – Casamento Passo a Passo”…

O segredo de um casamento de sucesso é planejamento. O planejamento sugerido aqui começa com ano de antecedência…

Qualquer casamento, segundo especialistas na área, deve ser planejado com no mínimo doze meses de antecedência, mesmo se não houver festa. Se o casal optar por não ter festa, apenas diminui o volume de coisas que terá que resolver a cada mês, mas tudo ocorrerá normalmente no decorrer desse período. Muitas empresas envolvidas com festa e buffet de casamento oferecem descontos excelentes se o casal fechar com antecedência de mais de um ano, por exemplo. Quanto mais distante da data, maior seu poder de negociação de valores.

Siga passo a passo como planejar seu casamento. No “Amor Diverso” colocou-se com a antecedência de um ano, que é considerado  o mínimo, mas você pode esticar esse planejamento para um ano e meio, um ano e alguns meses.

Como planejar um casamento

Com 12 meses faltando para o casamento, verifique a lista de afazeres para garantir que nada estará faltando no dia. (Foto: Expat Living)

Pesquise com pessoas que você conhece que casou recentemente preços, idéias e serviços para o casamento, além de endereços que possam ser úteis.

Anuncie a intenção de casar para os pais do casal. Pode-se fazer isso através do noivado, caso o casal tenha interesse.

O casal deve decidir como será o casamento: diurno, noturno, com festa, simples, sofisticada, dentre outros.  O casal deve definir a quantia que estão dispostos a gastar com o casamento. Devem tentar não ultrapassar essa quantia em hipótese alguma. O importante é o casal saber previamente mais ou menos quanto custa casar com o que eles querem.

Reserve na igreja a data da cerimônia religiosa. Há muitas igrejas que são muito requisitadas e a reserva tem ocorrido com no mínimo um ano e meio, dois anos no mínimo de antecedência para reservar. Por isso, tenha várias opções em mente.

Comece a determinar a lista de convidados e padrinhos/madrinhas. Essa lista é importante para fazer os orçamentos e para ajudar a definir quem vai pagar o que.

O casal deve decidir a possível data do casamento civil (após marcar a data no religioso).

Reservar o cartório também é aconselhável.

Informe-se quais documentos você precisará de providenciar para a cerimônia religiosa e para o cartório.

Consiga uma pasta (com divisórias é melhor) para você guardar informações, contratos, idéias, fotos, dentre outros. Só desfaça dessa pasta após a realização do casamento e o pagamento de tudo que for relativo ao mesmo.

Comece a visitar alguns lugares para recepção e os buffets que achar interessante.

Se o casal não tiver tempo disponível, deve contratar um profissional para auxiliar no planejamento e na produção do casamento.

Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários suas perguntas, e estaremos aqui para respondê-las!

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)