Gente querida,

É com prazer enorme que abro as “portas” do site CASAMENTO AQUI e inauguro a sessão “Guest Bloggers” (blogueiros convidados), o qual trarei aqui outras pessoas, como convidadas com “cositas” para casamento. Ideias, dicas, textos… Para começar essa farra, trago a querida Carolina Pimentel, do site Noivas.net. Vocês vão ver que casar não é só colocar o vestido de noiva!

Já vamos começar com um texto super interessante, “Casamento: ainda faz sentido?”. A melhor coisa é compartilhar ideias! Leiam, comentem!

Em outro texto do CA, discuti algo bem parecido. Lembram? O texto é: Quero casar #comofaz (clique)

♥    ♥    ♥

Uma das perguntas que mais se ouve ultimamente é que o casamento não é um passo necessário para a felicidade e estabilidade do casal. Muitas pessoas são de opinião que desde que exista vontade de ficar juntos, o casamento não passa de um papel a ser assinado, que não é visto como necessário. E mesmo perante a Lei, a união entre duas pessoas não casadas vivendo juntas é cada vez mais aceite, protegida, e de certa forma até mesmo incentivada.

Em especial entre os jovens começa a formar-se um conceito de que casamento é um ato desnecessário. A maioria acha que casar no papel não vai trazer nada de novo a sua forma atual de vida, portanto preferem se poupar das despesas e estresse que pode ser organizar um casamento – ou no caso, a festa de casamento.

Muitos encaram inclusive que o casamento no papel como uma forma de prisão na qual não querem entrar. O fato de assinar um papel que traz aos noivos o estatuto de casados é visto como uma limitação que acaba cortando a liberdade que se sente em uma união sem qualquer vínculo desse tipo.

Blogueira convidada - Casamento - ainda faz sentido

Analisando mais de perto esse sentimento, poderia colocar-se a questão de até que ponto uma pessoa que esteja disposta a viver junta mas não deseje se casar está realmente preparada para o compromisso que é uma relação a dois. De fato, o não querer casar no papel indica que a pessoa não está verdadeira disposta a levar a união com seu par a sério e que sempre prefere salvaguardar a alternativa de terminar a relação a qualquer momento, sem dificuldade. Entrar em uma relação requer verdadeiro compromisso e quando se ama e se está na relação para fazê-la funcionar nos bons e maus momentos – e não se pensa em terminar assim que algo acontece – o casamento não parece assustados, mas antes uma fonte de segurança e amparo, já que cada um sabe que o outro estará lá para ele. Inclusive, estudos já comprovaram que casais de fato casados tendem a ser mais felizes em suas vidas e a se sentir mais seguros.

Ao se casar, a pessoa faz também o maior elogio à outra; dizer alto que deseja passar o resto dos seus dias com a pessoal tal, colocar isso por escrito e reconhecido perante a sociedade e o Estado, é de certa prova, uma prova de amor e de interesse verdadeiro na relação.

Se o casamento ainda faz ou não sentido, cabe a cada pessoa decidir segundo o que acha melhor para ela e para o outro – afinal falamos de uma união a dois, não de uma decisão exclusivamente pessoal. Mas se você pretende se casar, então não deixe de acompanhar as dicas de casamento do Amor Diverso e conheça também o Noivas.net

♥    ♥    ♥

Carolina Pimentel, autora do blog Noivas [http://www.noivas.net/].

Imagem:
Gary Bridgman (Wikimedia Commons)

Um comentário para “Blogueira convidada: Casamento – ainda faz sentido?”

  1. Alexandra Camilo

    Casar ou não casar? Eis a questão.

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)