Os casamentos brasileiros são muito influenciados pela cultura americana. Ter damonas (damas adultas) nos casamentos é algo cada vez mais comum.

Com essas, vem várias outras influências “casamentícias”. O corsage é mais um elemento que entrou nos casamentos brasileiros.

O corsage é uma espécie de pulseira de flor, um acessório de arranjo de flores preso em uma pulseira ou elástico, usado no punho. Pode ser de uma flor ou vários punhadinhos de flores juntos. Também chamado de bouquet corsage. Alguns também consideram o broche de flor (mais ou menos no mesmo estilo) como corsage.

É um acessório usado pelas adolescentes nas formaturas americanas. Certamente, você já viu algum filme americano que mostra alguma garota usando o corsage. Geralmente, o acompanhante do baile de formatura presenteia a menina com esse acessório. É uma maneira de identificá-la como uma pessoa especial. Um mimo…

Acessório de madrinhas e de damonas: corsage

Tradicionalmente nos EUA, nos casamentos o corsage era usado para identificar as mulheres mais próximas do casal, ou, então, da noiva. Inclusive, as mães dos noivas e avós usavam. Hoje em dia, o corsage é mais usado pelas damonas mesmo (bridesmaids) no exterior. Usado no punho esquerdo. Em alguns casos, a noiva pode usar corsage ao invés de o buquê.

Se você for ter damona no seu casamento e quiser que ela use corsage, dispense o uso do buquê na mão durante a entrada do cortejo.

No Brasil, as noivas inspiram-se nessa ideia de casamento e colocam corsages nas madrinhas e/ou nas damonas.

Moda no casamento: Corsage

O simbolismo do corsage é lindo! Essa é uma maneira de evidenciar as mulheres especiais para o casal ou para a noiva. Na realidade, está mais ligado às mulheres “do coração” para a noiva que para o casal propriamente. Assim como, o noivo coloca a flor na lapela nos seus padrinhos (os homens especiais para o noivo).

Claro que o cortejo do casamento já é composto por pessoas muito especiais, mas essa é uma comunicação visual disso. Um gesto de gratidão pelas mulheres especiais, destacando que elas não são meras convidadas, mas pessoas muito especiais na vida da noiva. Eu gosto desse simbolismo.

Os corsages podem ser feitos de flores naturais ou artificiais (tecidos). Os de tecidos são mais comuns (de seda, chiffon, renda, organza…). Gosto muito daqueles com pérola.

Moda noivas: corsage

Quando alguém pensa em usar corsage sempre vem a dúvida sobre a cor. O indicado é que combine com o vestido. Por isso, eu acho legal usar uma cor neutra (branco, bege, off white) que combine com qualquer cor de vestido de festa (caso você for dar para suas madrinhas).

Os pequenos detalhes fazem qualquer casamento diferente. Tudo isso encanta! Essa é uma excelente forma de incorporar as flores no casamento.

Acessórios damonas: corsage

Na Etsy tem cada um mais lindo que o outro. A Etsy é uma loja virtual dos EUA de trabalhos feito à mão! Entrega no Brasil!

Quero agora saber o que você pensa! O que você acha do corsage? Será que essa moda pega? Comente!

4 comentários para “Corsage para madrinhas e para damonas: um gesto de gratidão com muito estilo”

  1. Alexandra Camilo

    Concordo que damonas são melhores do que daminhas de honra.

    Responder
  2. Bianca

    Eu gostei dessa ideia, para as damas que usarão a mesma cor de vestido, bem casamento dos EUA mesmo, acho bonito mas sem exageros!

    Responder
  3. Deby

    Eu amei as dicas! Muito obrigada! Só um detalhe, se fala punho não pulso! Pulso é o que as enfermeiras aferem para monitorar os batimentos de um paciente! ;)

    Responder
    • Cris

      Deby, querida,

      Obrigada por seu comentário e por sua crítica. Vou consertar no post. Beijinhos. Cris.

      Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)