Você vai casar? Que tipo de documento é requerido para o casamento civil? Qual a diferença de documentos para solteiros, viúvos e divorciados? . O site Amor Diverso procurou destacar de forma simples e rápida os documentos requeridos para cada tipo de estado civil.

Documentos para casamento civil: solteiros

Carteira de identidade original

Certidão de nascimento original

Comprovante de residência recente (conta de água, luz ou telefone, por exemplo). O aconselhável é que se leve o comprovante de residência mais recente possível.

Quais documentos divorciados precisam para casar no civil?

Certidão de casamento original com averbação de divórcio

Comprovante de residência recente (qualquer conta).

Casamento civil

Os documentos para o casamento civil tem de estar em ordem para evitar atrasos nesse momento tão importante para o casal. (Foto: Folha Vitória)

Documentos para viúvos casarem no civil

Certidão de casamento original com anotação do óbito do ex-cônjuge (ou certidão de óbito original do cônjuge)

Comprovante de residência

Mas é difícil obter esses documentos?

Se você perdeu esses documentos ou não se importou em fazê-los antes, não se preocupe demais. É relativamente simples obter uma segunda via ou fazer a atualização dos mesmos. Você pode ir a uma Unidade de Atendimento Integrado de sua cidade, tal como o UAI ou PoupaTempo, ou na prefeitura, e você poderá obter facilmente a segunda via, sem muita dor de cabeça.

O casal deve organizar os documentos do casamento civil de cada um com calma e com antecedência. Toda a documentação precede os procedimentos para entrar entrada no civil que deve acontecer meses antes do religioso (caso haja esse tipo de cerimônia). Se tiver dúvidas, não deixe para esclarecer apenas no dia de dar entrada com a papelada. Informe-se antes!

O casamento civil é um passo importante na vida dos noivos e representa o contrato selado entre ambos! O que vocês acham do casamento civil? Já tiveram problemas com a documentação? Como resolveram?

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)