Primeiramente: uma empresa de planejamento e organização de casamentos (cerimonialistas) pode ser muito útil para a realização do casamento, mas nem sempre é necessário contratá-la. Dependendo do tamanho do casamento e do orçamento disponível, alguns casais podem ser capazes de planejar e organizar seu próprio casamento.

Contratar empresa de organização de casamentos

Além disso, uma empresa de organização de casamentos pode ser contratada apenas para cobrir parte do casamento, como uma simples recepção ou facilitar a negociação com os fornecedores. Dessa forma, a noiva e o noivo devem considerar o tamanho do seu casamento, o orçamento disponível e suas próprias capacidades/habilidades antes de contratar alguém especializado. A decisão sobre isso é muito relativa e envolve muitos fatores, como: orçamento, capacidade de negociação, tempo, estresse.

O que você precisa considerar para contratar uma empresa de organização de casamentos?

Contratar ou não um organizador para seu casamento

Em muitos momentos, você pode se beneficiar de uma empresa de organização de casamento para te poupar muitas dores de cabeça. (Foto: Serba Jasa)

Orçamento do seu casamento

A empresa de organização de casamentos pode fazer uma ampla pesquisa de preços e conseguir preços melhores com fornecedores. Por outro lado, isso pode valer para os noivos de 7-30% do custo total do casamento. Para casais com orçamento apertado, contratar uma empresa de organização de casamentos pode não ser uma boa ideia. Esse é um dos itens mais importante quando se pensa em contratar uma empresa planejadora de casamentos.

Tempo para organizar o casamento

Esse é um dos fatores mais importantes na decisão de contratar alguém para planejar e organizar o casamento. Quando o casal trabalha muito e não tem tempo para nada, uma empresa de casamentos pode ajudar com a maioria das tarefas desse processo. Por outro lado, o casal pode organizar seu tempo para fazer tudo isso. Há muitas pessoas que conseguem sem a ajuda de ninguém.

Negociação com organização do casamento

Se o noivo e a noiva são bons negociadores, com certeza eles conseguirão preços melhores dos fornecedores e em tudo que envolve o pagamento do casamento, sem precisar de uma empresa para mediar.

Estresse na organização do casamento

Uma empresa de planejamento de casamentos pode ajudar a reduzir o estresse, cuidando de todos os problemas e fazendo com que essa experiência seja mais agradável para o casal. No entanto, é importante ressaltar que parte do estresse do casal com o planejamento do casório se deve à falta de organização e disciplina dos noivos. Se os noivos se organizarem e dividirem as tarefas entre eles podem fazer tudo sozinhos, sem precisar de alguém para fazer isso por eles.

Para muitos casais pode ser difícil delegar todo o planejamento e a organização do  casamento a terceiros. O casal precisa ser realista e considerar os elementos acima. Devem também ser capazes de confiar na empresa contratada para esse fim. Com organização e disciplina, os noivos conseguem organizar o próprio casamento sem problemas. Uma boa saída é criar planilhas e checklists para esse fim.

E você? O que acha de contratar uma empresa de organização de casamentos? Deixe a sua opinião, mesmo se você já for uma pessoa casada.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)