Quando o casal decide noivar, muitas dúvidas aparecem…

Vários amigos, leitores e conhecidos já me perguntaram sobre o tipo de anel para usar no ato do noivado.

Comprar uma aliança ou um anel de noivado (anel solitário)?

Quando olhamos para o passado, vemos que não tinha muito esse negócio de usar anel de diamante para noivar. Usava-se uma aliança mesmo. Quem observa a época de nossos pais, avós, perceberá que a maioria usava a aliança no noivado (na mão direita) e, depois, no casamento, só a trocava-se a aliança de mão, mas era a mesma aliança.

Hoje em dia, tornou-se frequente usar o anel de diamante para a proposta de casamento. E, somente depois, no casamento, adquirir as alianças. Muitos questionam o que é o certo a se fazer?

Ver também: Como escolher a data do casamento?

Aliança ou anel solitário?

Essa é mais uma de tantas questões do casamento que não existe certo ou errado. É claro que muitas mulheres ficam impressionadas e encantadas com um anel solitário de diamante para o noivado. Mas, não há regras fixas sobre a escolha entre usar o anel solitário ou a aliança.

O anel solitário é usado somente pela futura noiva. Já o par de alianças pode ser usado na proposta de noivado e no casamento por ambos.

No Brasil, as alianças são consideradas mais tradicionais que o anel solitário, embora muita gente começou a aderir ao anel para o noivado. Mais uma influência americana…

O casal deve escolher aquilo que for melhor para o bolso e para o coração. Ou seja, aquilo que for mais viável. Um anel solitário costuma ser mais caro que um par de alianças de ouro. Quem puder gastar sem preocupação, tudo bem. Um anel solitário é delicado, majestoso, lindo.

Aliança de noivado

Por outro lado, desde o momento do noivado, alguns casais já vislumbram outras prioridades financeiras oriundas do próprio enlace (como o próprio casamento, a compra de uma casa) e já querem começar com bom controle e planejamento das despesas.

Já vi casos que o casal não pode comprar um anel solitário para o noivado, mas, após o casamento, a esposa foi presenteada com um. Um lindo gesto que não precisa, necessariamente, ocorrer no ato da proposta de noivado apenas.

Eu e o meu noivo optamos pelo tradicional par de alianças (esse da imagem acima, com a lhama).

Tudo dependerá do quanto se pode gastar e da importância do grau de importância que a noiva dá a esse elemento. O que é preciso ter em mente é o significado do noivado, do enlace, do amor, que, certamente, possui muito mais valor que um anel solitário. Quero compartilhar opiniões sobre o assunto de pessoas que escolheram a aliança para o momento da proposta do noivado.

“Eu acho que a aliança é mais interessante, pois já é um símbolo clássico, muito mais conhecido e identificável por todos.” (Alex, meu noivo, 32 anos)

“A opção pelas alianças se deve ao reconhecimento de que o noivado é um fato extremamente importante para o casal e, por isso, merece ser lembrado por ambos os noivos diariamente. Nada mais natural, portanto, que os noivos utilizem individualmente um símbolo para registrar esse momento pré-enlace: as alianças.” (Matheus, 27 anos)

Para saber mais sobre esse assunto: Como comprar alianças baratas?

O que você prefere? Aliança ou anel solitário? Se já noivou, comente como foi o seu caso! Deixe a sua contribuição nos comentários!

Imagens:
Getty Images, Wikimedia Commons, Álbum de Casamento (nossa e-session)

4 comentários para “Noivado: comprar aliança ou anel solitário?”

  1. Cristiane

    Meu noivado, foi com a aliança desenhada a mão destas alianças bem grossa, aonde pra mim foi um sonho realizado…porque hoje em dia não vejo alianças grossas e sim finas…

    Responder
  2. Thalita

    Eu e meu noivo optamos pelas duas coisas: anel e as alianças.
    Como o nosso casamento é só dezembro/2017 e o noivado será em julho/2016, nós optamos por comprar alianças de prata e usá-las até o dia do casamento, trocando-as por outras alianças, a de ouro.
    No pedido de casamento foi oferecido o anel, no noivado, as alianças que ambos usamos e no casamento, finalmente as alianças oficias, de ouro.
    Foi até uma forma de precaver-se! No lugar onde moramos não é viável sair andando com uma aliança tão cara e grossa do jeito que compramos, então quando estivermos em locais onde consideramos de auto risco, usaremos a nossa de prata sem problema algum mesmo depois de casados.
    Estou muito feliz! Todos os Meus sonhos estão se tornando realidade porque o meu Deus é bom.
    A paz, galera…

    Responder
    • Cris

      Thalita,

      Obrigada por compartilhar o seu comentário, a sua experiência! É Sempre bom ter relatos sobre isso. Isso certamente acrescenta o nosso post imensamente. Achei muito bacana a sua ideia! Muito bom você feliz assim com todos os preparativos do casamento, incluindo esse grande detalhe das alianças. Casar é realmente a realização de um sonho!

      Beijinhos.

      Cris| Amor Diverso

      Responder
  3. Fernanda Ramos

    Estou noiva há algumas semanas. Ele me pediu em casamento com o solitário, mas como ela disse o que vale é o amor!

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)