Há muitas críticas sobre a adoção de determinados costumes da cultura americana nos casamentos brasileiros.

Muita gente vê isso como algo ruim, mas nem sempre. Não dá para ser radical em nada na vida.

O convite de casamento com r.s.v.p.  (pedido de confirmação de presença no casamento) é algo muito positivo para os noivos. Uma “coisa” dos casamentos americanos que os noivos brasileiros estão gostando e adotando.

Muitas famílias e convidados podem achar estranho, ter dificuldade com a incorporação desse elemento no casamento.

Ultimamente, tenho ouvido muitas reclamações sobre isso. Pior que isso: muitos noivos não conseguem fazer com que as pessoas confirmem. Como os noivos podem resolver isso e transformar o r.s.v.p. em algo prático e eficaz? E os convidados? Qual o papel deles nessa etapa?

Convite de casamento com pedido de confirmação [r.s.v.p.]

DICAS PARA OS NOIVOS SOBRE O CONVITE COM R.S.V.P.:

  • R.S.V.P. claro, legível, compreensível! Não espere que todos os seus convidados compreendam a sigla. Coloque o pedido de confirmação em português e de forma clara para que todos entendam. Não é chique não ser entendido. Não espere que todos saibam tudo sobre de casamento. Geralmente, quem está casando é quem está “por dentro” de tudo.
  • Informações completas no convitinho de R.S.V.P. Telefones, e-mails. Tudo que for possível para facilitar a confirmação do seu convidado. Geralmente, os contatos são do cerimonial de casamento. Há empresas no mercado que são contratadas apenas para essa etapa do casamento. Dependendo de cada caso, pode ser útil.
  • Diga verbalmente sobre o R.S.V.P na entrega do convite. Não é exagero dizer que muitos convidados memorizam a data e abrem o convite apenas no dia do casamento. Por isso, no ato da entrega do convite, converse sobre a necessidade do pedido de confirmação e como isso é importante para os noivos. E se não é explicado aos convidados pode soar como rude ou esquisito (especialmente, por que isso não é tão comum nos casamentos brasileiros). Certamente, os convidados aceitarão melhor.
  • Lembre sobre a confirmação. Por e-mail, por telefone, nos encontros familiares. Quem está mais próximo da organização do casamento pode ajudar (pais, mães, padrinhos, madrinhas, alguns parentes) e enfatizar (e espalhar) sobre a necessidade do pedido de confirmação. É uma alternativa mais informal, mas pode fazer a diferença para a efetividade do processo.
  • Confirmação ativa do RSVP. O cerimonial ou empresas especializadas entram em contato com aqueles convidados que não confirmaram presença. Pode significar um custo a mais. Os noivos também podem inovar e solicitar um parente/amigo mais próximo que tenha disponibilidade para ligar, para fazer as confirmações. Consequentemente, os noivos arcam com as despesas das ligações.
Como confirmar no pedido de casamento?

DICA PARA OS CONVIDADOS SOBRE O CONVITE COM R.S.V.P.:

  • R.S.V.P. não é opcional. Quando um convite vem com esse protocolo (pedido de confirmação), essa confirmação não é opcional, é uma obrigação do convidado. Considere-se uma pessoa privilegiada por fazer parte da lista de convidados. O número de pessoas dentro de uma lista é algo sempre limitado. Seja cortês, gentil e pare de enrolar.
  • Use os contatos contidos no convite. Não incomode os noivos ou parentes próximos para confirmar a sua presença. Existe sempre um bom motivo pelo qual os noivos escolheram delegar esse processo para o cerimonial/uma empresa especializada/ou pessoa específica. Tente não ser inconveniente. Confirme pelas vias disponíveis no convitinho.
  • Programe-se! Quando todos recebemos um convite, é possível ter uma boa noção sobre se será possível ou não ir ao casamento. Para casamentos de pessoas queridas, programe-se, planeje-se e reserve a data. É assim que funciona para a maioria dos eventos sociais que consideramos relevantes na vida. Pare de enrolar e inventar desculpas estapafúrdias para não confirmar.
  • Não inclua pessoas que os noivos não colocaram na lista. O convite é direcionado de forma clara para quem são os convidados. Não inclua amigos, conhecidos e “namoradinhos/namoradinhas” que não foram incluídos como convidados oficias do casamento. A seleção de convidados quem faz são os noivos, não os convidados. Respeite.
  • Não fale mal do convite com R.S.V.P. O que tenho mais visto é pessoas se sentirem incomodadas com o pedido de confirmação e espalhar reclamações aos “quatro ventos”. É sempre indelicado e idiota falar mal de qualquer casamento. Guarde o que você pensa somente com você! Não fale mal do casamento alheio. Isso é muito feio! Os noivos planejaram tudo com muito carinho, por mais simples que seja.

O convite com R.S.V.P. possui uma função importante para os noivos: saber o número de convidados que realmente irão ao casamento. Isso evita desperdícios de dinheiro, de comida, de mobiliário alugado (ou colocado a mais) e, até mesmo, de planejamento.

Quero agora saber sua opinião [cerimonialista, noivos e noivas, blogueiras, leitores]. Possui alguma dica para o convite com R.S.V.P.?

Imagens:
Style Me Pretty, B Studio

Um comentário para “Como resolver a polêmica do convite de casamento com r.s.v.p.?”

  1. Marcela

    Ótimas dicas!

    Responder

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)