O noivo e a noiva decidem se casar. Ela fica super animada com os preparativos, com a cerimônia, com os parentes e amigos, com a festa! Com tudo! O noivo também se anima, principalmente pela alegria da mulher que ama e se esforça para fazer o melhor. É muita tensão, expectativas e insegurança, afinal, pode ser a primeira vez que organizam algo tão grandioso e expressivo.

O stress pré casamento é algo normal. Neste momento as palavras dos amigos já casados são fundamentais. Mas e logo depois do casamento? Tem stress também?

A preocupação com os detalhes e com os preparativos nem sempre é igualmente dividida entre o casal. É muito comum que a noiva se dedique mais que o noivo, e se sinta com uma maior parcela de orgulho pelo resultado. Os comentários e conversas nas semanas seguintes, cujo assunto será predominantemente “casamento”, serão muito agradáveis para a noiva dedicada que agora colhe os frutos de todo um trabalho.

Por outro lado o noivo imaginava que toda aquela tensão estaria finalizada alguns dias logo depois da festa e que a vida voltaria ao seu curso normal. Isto NÃO acontece, o que pode gerar algum transtorno! Neste artigo falo um pouco sobre como o noivo pode lidar com isto!

O pós-casamento - O noivo precisa entender

Aprenda a lidar com o estresse do casamento para aproveitar a melhor parte de estar juntos. (Foto: Kelly Redinger)

Como lidar com o stress pós-casamento?

O primeiro passo é se colocar no lugar do outro. Porque os sentimentos são diferentes? O noivo precisa entender o que significa aquele momento na vida da noiva. Os elogios sinceros a respeito dos vestidos, por exemplo, são palavras simples que fazem as mulheres se sentirem recompensadas pelo esforço de estarem no casamento. São coisas simples de acreditar, mas para o noivo em geral não são simples de sentir e entender. É aí que você, noivo, precisa de esforçar. Dê mais algumas semanas para que sua agora esposa possa se deliciar com estes momentos.

Pode ser muito difícil para o noivo não conseguir falar de outra coisa nas rodas de amigos, na família ou mesmo nas redes sociais. Mas é um momento passageiro. A melhor forma de viver isto é participar também, compartilhar desta felicidade de sua esposa. Se for o caso, adie um pouco aquela sensação de alívio que você esperava ter. Viva o momento agora pois ele não voltará mais. Mas viva sinceramente, realmente sinta a importância dele.

Quando realmente termina a festa de casamento?

O tempo irá tornando os fatos mais distantes no passado, as lembranças menos precisas. As preocupações do dia a dia vão novamente tomando o lugar na rotina do casal. A vida é assim. Logo chegará o dia de escolher as fotos, depois o dia de buscar o álbum, a filmagem. Cada um destes eventos irá gerar um pouco mais de “assuntos de casamento”. Há os lindos momentos de mostrar as fotos para as pessoas queridas, e de relembrar tudo. Mas quando termina? Eu espero que nunca. Eu espero que este sentimento de felicidade do pós casamento esteja comigo para sempre, só para ver o brilho no olhar da minha esposa.

Deixe um comentário

  • (não será divulgado)